domingo, 27 de junho de 2010

SENTIMENTOS

Para alfabetizar é preciso conhecer a lógica das crianças, como elas percebem o mundo, o que sentem, como se relacionam com os fatos que vão ocorrendo no cotidiano escolar na em sua trajetória em suas casas enfim neste momento importante em que estão se alfabetizando.
Trabalhar o que é significativo para a criança é acertar sempre. quero compartilhar uma atividade feita a partir do livro infantil Quem tem medo do quê? de Ruth Rocha.

COMO FOI UTILIZADO O TEXTO
Numa roda de conversa cada um falou das coisa que achava difícil ou que sentia medo
depois a professora leu as quadrinhas do livro e falou que os medinhos devem ser respeitados tanto quanto os medões. Dividiu a classe em grupos sorteando entre eles os nomes dos medos que apareceram no poema e provocando para que cada um dramatiza-se uma cena com tal situação.Que surpresa as crianças vivenciaram como se fosse real e no final algumas disseram _sabe que eu acho que não tenho mais tanto medo!
Num segundo momento criaram quadrinhas com seus medos então percebi que a dificuldade não era mais administrar seu medo , mas encontrar algo que rimasse.

ALGUMAS QUADRINHAS:

Um dos meus maiores medos
É de aranhas peludas
Por isso tomo cuidado
Quando estou de bermudas
Taise e gabriely 1ª série

Criança tem medo de vampiro
Porque ele pode morder
Mas, vampiro não existe
É só história para vender
Pedro e diego 1ª série

As crianças tem medo
De serem atacadas por ladrão
Por isso em nossas casas
Tem cercado e portão
Renan e Victor 1ª Série

Foram mais de 20 quadrinhas todas falando dos seus medos.
E você já falou e escreveu sobre seus medos?

Um comentário:

  1. "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". PAULO FREIRE

    E TUDO COMEÇA NA ALFABETIZAÇÃO...

    BJS NO SEU CORAÇÃO

    ResponderExcluir