Trabalhar o que é significativo para a criança é acertar sempre. quero compartilhar uma atividade feita a partir do livro infantil Quem tem medo do quê? de Ruth Rocha.
COMO FOI UTILIZADO O TEXTO
Numa roda de conversa cada um falou das coisa que achava difícil ou que sentia medo
depois a professora leu as quadrinhas do livro e falou que os medinhos devem ser respeitados tanto quanto os medões. Dividiu a classe em grupos sorteando entre eles os nomes dos medos que apareceram no poema e provocando para que cada um dramatiza-se uma cena com tal situação.Que surpresa as crianças vivenciaram como se fosse real e no final algumas disseram _sabe que eu acho que não tenho mais tanto medo!
Num segundo momento criaram quadrinhas com seus medos então percebi que a dificuldade não era mais administrar seu medo , mas encontrar algo que rimasse.
ALGUMAS QUADRINHAS:
Um dos meus maiores medos
É de aranhas peludas
Por isso tomo cuidado
Quando estou de bermudas
Taise e gabriely 1ª série
Criança tem medo de vampiro
Porque ele pode morder
Mas, vampiro não existe
É só história para vender
Pedro e diego 1ª série
As crianças tem medo
De serem atacadas por ladrão
Por isso em nossas casas
Tem cercado e portão
Renan e Victor 1ª Série
Foram mais de 20 quadrinhas todas falando dos seus medos.
E você já falou e escreveu sobre seus medos?
"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". PAULO FREIRE
ResponderExcluirE TUDO COMEÇA NA ALFABETIZAÇÃO...
BJS NO SEU CORAÇÃO